História; cientistas e estruturas.
PARTE UM: GRÉCIA ANTIGA; DALTON E THOMSON
Apesar de os conceitos de "átomo" parecerem uma ciência avançada para alguns, na verdade o átomo já é um estudo muito antigo, que vem desde a Grécia antiga, mas que parece tão recente devido a terem parado de falar sobre durante muito tempo.
A seguir, uma breve história do átomo:
GRÉCIA ANTIGA
Antes é importante entender que nessa época (aproximadamente entre 384-211 a.C.) a opinião mais importante era a do filósofo Aristóteles, que acreditava na teoria de que tudo provinha de quatro elementos, sendo eles água, terra, fogo e ar.
Não obstante a isso, alguns filósofos como Leucipo, Demócrito e Epicuro acreditavam que tudo era constituído por uma menor parte divisível, que eles chamavam de átomo e, por Aristóteles não acreditar nessa teoria, ela ficou "engavetada" durante mais ou menos dois mil anos.
DALTON
Tendo em base as leis ponderais propostas pelos cientistas Lavoisier e Proust, o cientista John Dalton, em meados do início do século XIX elaborou sua própria teoria sobre a matéria, voltando a discutir sobre o átomo. Assim ficou conhecida a "Teoria atômica de Dalton."
Entre suas conclusões vale citar:
- Toda a matéria é constituída por partes pequenas e indivisíveis, os já conhecidos átomos;
- Em sua teoria, Dalton propôs que os átomos têm uma forma esférica e são rígidos, o famoso modelo chamado de "bola de bilhar";
- Os diferentes elementos químicos teriam sua composição únicas e logo seriam compostos por tipos únicos de átomos, cada um com suas propriedades específicas;
John Dalton acabava de dar o pontapé para o descobrimento do átomo, mas esses estudos estavam longe de chegar ao seu fim.
THOMSON
Mais para frente, no final do mesmo século e sendo levado por experiências com cargas elétricas, Joseph John Thomson trouxe a sua própria contribuição para o modelo atômico. Em sua experiência ele lançou os chamados "raios catódicos" em um campo elétrico. Ele viu que as partículas negativas dos raios eram atraídas pelo polo positivo do campo e denominou essas partículas negativas de Elétrons e as positivas de Prótons e para aplicar isso no modelo atômico, ele propôs que todo o átomo teria uma carga positiva, onde os elétrons ficariam "mergulhados", dando um equilíbrio ao modelo.
Dessa forma, Thomson fez com que o átomo deixasse de ser visto como indivisível e passasse a ser visto como uma esfera eletricamente carregada.
0 comentários:
Postar um comentário